Na última quarta-feira, dia 23 de fevereiro, o Arranjo Local de Guaratiba retomou suas atividades no espaço onde, ao longo dos anos, o Arranjo começou a ser construído e fortalecido: no famoso e acolhedor quintal produtivo da Dona Leda.
Dona Leda é agricultora urbana e referência da agroecologia em Guaratiba e toda Zona Oeste. Uma das fundadoras e responsáveis pela Horta da Brisa, horta comunitária que há mais de 30 anos desempenha um papel de abastecimento da comida de verdade e fortalecimento dos saberes populares para a comunidade do entorno.
Conhecedora das ervas, Dona Leda, no seu quintal que ela bem chama de farmacinha, tem uma infinidade de plantas frutíferas, ornamentais e medicinais como: louro, boldo, assa-peixe, manjericão, limão galego, jambu, banana, maracujá e muitos outros.
O verão não é a época mais indicada para realização de poda, justamente para que as copas das árvores possam sombrear e proteger outras espécies da forte luz solar, porém pequenas limpezas de galhos e folhas foram feitas para abrir mais espaço no terreno e trazer claridade para algumas plantas.
Depois do mutirão programamos os próximos encontros para todo o primeiro semestre do ano. Entre nossas atividades agendadas, temos previsto ações como: oficina de produção de sabão ecológico, oficina de poda, oficina de jardim suspenso e compostagem. A proposta é que aconteça uma vez por mês um encontro nos quintais dos membros dos Arranjos e que a oficina seja uma forma de potencializar e difundir os saberes entre nossos parceiros.
Retomar as atividades neste espaço para nós traz uma sensação de recomeço e de conexão com tudo aquilo que vêm sendo construído no nosso território. Gratidão a Dona Leda por mais uma vez ter nos recebido no seu quintal e por ser essa enorme referência do fazer agroecológico.
No quintal da Dona Leda tem #produtosdagente !
Fotos: Rudson Amorim
Realização: Amigos da Horta da Brisa, AS-PTA, Escola Municipal Emma D’Ávila de Camillis, Fundação Angélica Goulart, Mulheres de Pedra e Pastoral da Criança.
O Arranjo Local de Guaratiba compõe um dos seis Arranjos Locais que são animados pela AS-PTA por meio do projeto REDES LOCAIS DE PRODUÇÃO E ABASTECIMENTO ALIMENTAR: FORTALECENDO LAÇOS DE PRODUÇÃO, COMERCIALIZAÇÃO E CONSUMO DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS que conta com o apoio da MISEREOR. O projeto prevê potencializar as ações agroecológicas desenvolvidas na região metropolitana do Rio de Janeiro promovendo o fortalecimento local, autonomia e direito à alimentação saudável.