É no maciço da Pedra Branca, localizado na Zona Oeste do Rio de Janeiro, onde está o território das famílias afrodescendentes que conformam o Quilombo Cafundá-Astrogilda, ao qual se chega pelo bairro de Vargem Grande.
Fazem parte da comunidade quilombola as famílias Lacerda Drumond, Pereira, Alves de Andrade, Martins, Cardia, Rodrigues, Mendez e Santos Mesquita entre outras que se distribuem geograficamente em núcleos parentais que se misturam.
Foi a família Santos Mesquita a que deu início ao processo de certificação quilombola expedido pela Fundação Cultural Palmares em 2014. O nome Cafundá – Astrogilda está relacionado à história dos Santos Mesquita cuja matriarca, dona Astrogilda, deu início a essa linhagem e se tornou conhecida pela sua obra no terreiro localizado no Caminho do Cafundá.
Através do eixo sociocultural do Projeto Sertão Carioca: Conectando Cidade e Floresta, executado pela AS-PTA, realizamos um conjunto de oficinas participativas de Cartografia Social que deram origem a esse material.
Confira.
Cartografia Cafundá Astrogilda – Caminhos de Memória e Resistência