No município de Palmeira, interior do Paraná, o Grupo Quintais Produtivos, protagonizado por mulheres agricultoras tem se fortalecido continuamente. Mobilizando cerca de quinze comunidades, o Grupo tem proposto um olhar atento para a agrobiodiversidade a partir da escala mais cotidiana, no encontro entre comunidades e no fazer da agricultura nos quintais, no beneficiamento de alimentos e nas artesanias.
O Grupo Quintais Produtivos germinou em 2021. Uma das estratégias organizadas é a realização mensal de intercâmbios na casa de uma das agriculturas integrantes do Grupo. O objetivo é conhecer a trajetória e as histórias parte da vida das mulheres, assim como do agroecossistema. Durante a visita coletiva, a agricultora anfitriã tem a oportunidade de apresentar como a família vive, o que é ali produzido, como é dividido o trabalho, as experimentações agroecológicas, quais são os sonhos e desafios. Metodologia que é fundamental para um desenho qualificado, por exemplo, de assistência técnica, desenvolvida em parceria com a AS-PTA Agricultura Familiar e Agroecologia, e, também, para a própria atuação do Grupo.
Os intercâmbios vêm de longe. Em 2020, a AS-PTA, realizou um intercâmbio no qual mulheres agricultoras do Paraná puderam conhecer o trabalho de outras mulheres na Paraíba, encontro que foi energizante para a criação do Grupo Quintais Produtivos. Este foi um momento importante para aprender com mulheres que já tinham experiências com processos auto organizativos e que vêm enredando diferentes temas e lutas à sua atuação, como a Marcha Pela Vida das Mulheres e pela Agroecologia, construída anualmente.
Uma das atuações importantes do Grupo, tem se dado no âmbito da valorização da produção de alimentos para consumo familiar, diversificação dos quintais e produtivos e também na construção social de mercados. O reconhecimento e a centralidade da garantia da segurança alimentar das famílias a partir do trabalho das mulheres propiciou um movimento recíproco de diversificação dos quintais. A defesa e a promoção da agrobiodiversidade caminham juntas com a igualdade de gênero.
A partir da ação coletiva e dos aprendizados, agricultoras passaram a participar de diferentes grupos de organização de base no território, como as cooperativas, integrando espaços de comercialização para os mercados institucionais, algumas começaram a acessar o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade de venda de Sementes. De atuação comunitária, o grupo tem criado importantes enraizamentos na atuação das mulheres no âmbito do Paraná, de forma mais ampla.
Em 2024, uma das atividades mobilizadas foi a III Feira do Grupo Quintais Produtivos, realizada no final de setembro, na comunidade de Vieiras, em Palmeira/PR. Em complementariedade com as Feiras Municipais de Sementes e Agrobiodiversidade, como as realizadas em Palmeira/PR e Teixeira Soares/PR, a Feira do Grupo Quintais Produtivos faz corpo na escala comunitária.
Durante a feira, além de muita gente, agricultoras/es e residentes dos arredores da comunidade de Vieiras, muitos alimentos e agrobiodiversidade se encontraram. Foram comercializados e intercambiados produtos como queijo, requeijão, ovos, frutas, verduras, feijão, beneficiados – bolos, pães e biscoitos, plantas medicinais, sementes, artesanatos diversos, cosméticos naturais e produtos de higiene doméstica. Essa foi a terceira edição da feira e entre as/os envolvidas/os foi notável a percepção relativa ao aumento da diversidade de produtos, especialmente, de alimentos. Ponto que coloca em evidência a importância de atuação cotidiana junto às comunidades, combinando protagonismos das mulheres, intercâmbios, trajetórias, assessoria técnica e aprendizado coletivo.
Outro destaque refere-se à combinação de escalas. Em Palmeira/PR, já é conhecida a realização da Feira Municipal de Sementes e da Agrobiodiversidade, dez edições já foram organizadas! Nessa feira, a atenção e as estratégias estão voltadas ao município, buscando engajar o maior número de comunidades na construção do processo e na defesa da agrobiodiversidade e, ao mesmo tempo, ecoar o debate no âmbito municipal, envolvendo gestores públicos, estudantes de escolas municipais e estaduais e a população de forma ampla. Na Feira do Grupo Quintais Produtivos, é a hora e a vez de colocar foco na comunidade e em ações comunitárias, desenhando estratégias de reconhecimento mútuo entre quem ali vive, combinando agrobiodiversidade e redes de parcerias vicinais.