Arquivos para o item de campanha: Materiais de campanha

Aqui você encontra materiais de comunicação e formação sobre os transgênicos e seus impactos. São todos de livre uso.

Livro: Lavouras Transgênicas – Riscos e incertezas: Mais de 750 estudos desprezados pelos órgãos reguladores de OGMs

Livro Transgênicos

“Os elementos aqui expostos em cerca de 750 estudos validados por revistas científicas com conselho editorial mostram claramente que não há consenso na comunidade científica sobre o tema da transgenia e seus impactos”.

Isto foi postado em , , e com as tags , , , , 1 Comentário

Rotular é preciso

Artigo publicado na revista Mundo Jovem sobre a identificação de produtos transgênicos.

Isto foi postado em , e com as tags Comentar

Transgênicos na América Latina

Livro: Transgênicos na América Latina – visão crítica de uma expansão descontrolada

Isto foi postado em , 2 Comentários

Empresas pedem que governo autorize plantio comercial de eucalipto transgênico

Alerta Internacional: assine carta aberta à Comissão Técnica Nacional de Biossegurança do governo brasileiro exigindo que não se autorize a liberação comercial de eucaliptos geneticamente modificados

Isto foi postado em , , e com as tags , Comentar

GEA entregra à Anvisa dossiê sobre impactos do herbicida 2,4-D e das plantas transgênicas associadas

Ao todo são 49 instituições que endossam o documento, entre elas o Instituto Nacional do Câncer, a Associação Brasileira de Saúde Coletiva, o Centro Brasileiro de Estudos sobre a Saúde e o Conselho Federal de Nutricionistas

Isto foi postado em , , e com as tags , , , , , , , Comentar

Transgênicos para quem? Agricultura, Ciência e Sociedade

Livro na íntegra disponível para baixar

Isto foi postado em , e com as tags , , , , 7 Comentários

Agrotóxicos – Debate na UERJ, 06/06, 18:30h

Ato de lançamento da Campanha permanente contra os agrotóxicos e pela vida

Isto foi postado em , e com as tags Comentar

Reportagens sobre transgênicos e agricultura familiar

A série “Estação Agroecologia”, com três reportagens produzidas pela AS-PTA informa sobre os transgênicos e uma nova ameaça que cresce nos campos do sul do Brasil: o milho geneticamente modificado, que acaba de ter realizado seu primeiro plantio.

No primeiro programa da série você entende o que são transgênicos e conhece os problemas que a soja transgênica vêm causando para os agricultores familiares daquela região. Neste áudio você também fica sabendo porque o milho transgênico é muito mais ameaçador em termos de contaminação.

Na segunda reportagem da série “Estação Agroecologia” você aprende um pouco mais sobre os transgênicos e as empresas multinacionais que produzem estas sementes. Os entrevistados revelam que há pouca informação para os agricultores familiares sobre os perigos de contaminação das sementes modificadas. Sem falar na cobrança de taxas de utilização e da falta de informação sobre riscos à saúde humana.

O terceiro programa da série “Estação Agroecologia” tem o objetivo de ajudar os agricultores familiares a terem seus direitos respeitados. Nele você descobre que as sementes tradicionais, que são chamadas de crioulas no Sul e Da Paixão, no Nordeste, já foram consideradas grãos, mas que essa realidade mudou.

Com a lei mais recente que trata deste assunto, os agricultores passaram a ter direito não só a crédito, mas a seguro das lavouras. Este direito, contudo, não vinha respeitado, o que estava fazendo muitos agricultores abandonarem seus cultivos tradicionais, precisando aderir as sementes compradas.

A série foi produzida pela ASPTA – Agricultura Familiar e Agroecologia. Nela se esclarecem questões sobre os transgênicos e outros desafios dos agricultores familiares, como a questão do crédito e do seguro. (Agência Pulsar – http://www.brasil.agenciapulsar.org/)

Clique e ouça:

Transgênicos ameaçam a agricultura familiar

Transgênicos e as empresas multinacionais

Sementes tradicionais e os agricultores familiares

Isto foi postado em com os temas e as tags , , , , Comentar

O QUADRO ACELERADO DE LIBERAÇÕES DE OGMs NO BRASIL

Entre 2008 e 2010 o Brasil aprovou o uso comercial de 26 tipos de sementes transgênicas, mais 10 vacinas de uso animal e uma levedura GM de uso industrial.

Isto foi postado em , , e com as tags , , 1 Comentário

Transgênicos: crescimento sem limites

Hoje, a soja dos brasileiros contém 50 vezes mais veneno do que em 1998. O aumento expressivo do uso de agrotóxicos é a indicação clara de que estes últimos e os transgênicos fazem parte de um mesmo modelo, onde a dominação do mercado de sementes e insumos está nas mãos de um pequeno grupo de grandes corporações

Isto foi postado em , e com as tags , , Comentar