Nesta quinta-feira (17) durante o encontro de balanço do Polo da Borborema, uma rede de 14 sindicatos de trabalhadores rurais da região da Borborema na Paraíba, que atua em parceria com a AS-PTA Agricultura Familiar e Agroecologia, foi realizado o lançamento da Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico, realizada pela Rede Feminismo e Agroecologia do Nordeste, que na Paraíba tem a frente o GT Mulheres e Agroecologia da Articulação do Semiárido Paraibano (ASA Paraíba).
Adriana Galvão Freire, assessora técnica da AS-PTA e integrante do GT Mulheres da ASA, explicou como surgiu a iniciativa da Campanha: “Nós participamos de uma pesquisa nacional sobre ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural) e Feminismo, e durante o processo da pesquisa, evidenciou-se que havia uma sobrecarga muito grande de trabalho sobre as mulheres, um trabalho que embora essencial, fica invisível aos olhos da sociedade e para o capital”.
Para provocar a reflexão, foi feita a seguinte pergunta à plenária: “Qual é o espaço da casa onde você passa a maior parte do seu tempo?”. A resposta não surpreendeu, a maioria dos homens passa o tempo na sala e no quarto, enquanto que a unanimidade das mulheres gasta seu tempo na cozinha.
Durante o lançamento, foi apresentado o vídeo da campanha, uma animação que mostra como a falta de divisão do trabalho doméstico torna pesada a rotina de “Rosa” personagem do material inspirada em milhares de trabalhadoras rurais que cumprem uma dupla ou tripla jornada de trabalho.
Aconteceu então uma rodada de debate: “Os homens dizem que ajudam, mas devem é dividir o trabalho. Porque quando dizem que ajudam, é como se fosse uma responsabilidade da mulher. As pessoas às vezes me dizem que eu tenho que agradecer pelo meu marido fazer o trabalho dentro de casa, eu não acho que devo agradecer, não. A casa é uma responsabilidade compartilhada por todos que moram nela”, disse Roselita Vitor, da coordenação do Polo da Borborema.
O lançamento Estadual da Campanha acontecerá em Campina Grande, no dia 21 de setembro. Serão realizadas atividades de formação sobre o tema, um kit com materiais da campanha foi entregue a cada um dos 14 sindicatos rurais presentes.