Agricultura Familiar Camponesa na construção do futuro

Número especial da Revista Agriculturas: experiências em agroecologia.

Os textos reunidos nesta edição convergem com a ideia de que a agricultura familiar camponesa será um elemento essencial em um futuro possível. Sua luta cotidiana pela sobrevivência é aqui encarada como a luta pela sobrevivência desse futuro. Em vez de desaparecer diante das conjunturas cada vez mais asfixiantes, como proclamam muitos teóricos e políticos, o campesinato se redefine como um ator contemporâneo portador da liga entre o passado e o futuro da humanidade.

Essa aposta pode ser interpretada como uma utopia irrealizável frente ao mundo perverso que se apresenta diante de nós. Mas é nesse mesmo mundo em que o fim da história já foi decretado, que o modo de vida e o modo de produção camponês irrompe como poderosa arma contra a descrença e o empobrecimento cultural da sociedade.

Por enquanto, a agricultura familiar camponesa vivencia o paradoxo da onipresença e, ao mesmo tempo, da invisibilidade. Sua contribuição à construção de um outro mundo possível se apresenta ainda como um potencial não concretizado, mas já é possível vislumbrar promessas de realização que ensejam o encontro entre o mundo idealizado  e o mundo real.

Número especial – Agricultura Familiar Camponesa na Construção do Futuro

Isto foi postado em Documentos com os temas e as tags , , ,
Faça um comentárioCompartilhe no Facebook

2 comentários

  1. watetha
    Postado 18 de novembro de 2013 às 7:01 | Permalink

    adorei muito,,,

  2. Fernanda amorim souz
    Postado 23 de Março de 2012 às 19:34 | Permalink

    Gostaria de adquirir (a edição impressa) de “Agricultura familiar camponesa na construção do futuro. Está disponível para venda e onde? Obrigada.

2 trackbacks

  1. […] 3. Paulo Petersen, em Agricultura Familiar e Camponesa na Construção do Futuro; […]

  2. […] 3. Paulo Petersen, em Agricultura Familiar e Camponesa na Construção do Futuro; […]

Postar um comentário

Seu email nunca vai ser compartilhado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Login with Facebook

*
*