Sementes da biodiversidade fortalecendo a agricultura familiar no Rio de Janeiro

Nos dias 29 e 30 de novembro, aproximadamente 350 agricultores e agricultoras de todo o estado do Rio de Janeiro se reunirão, em Nova Iguaçu (RJ), para debater o papel das sementes no fortalecimento da agricultura familiar no estado, durante a Festa Estadual de Sementes.

Numa realização da Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro (AARJ), da Associação da Feira da Roça de Nova Iguaçu (AFERNI) e do Projeto Semeando Agroecologia da AS-PTA, a Festa será um momento único de troca de experiências sobre o uso e a conservação de sementes tradicionais. Durante os dias de encontro, serão realizadas oficinas temáticas onde agricultores e agricultoras poderão debater sobre resgate, seleção, guarda de sementes; preparo de alimentos revalorizando os sistemas locais de produção; uso e conservação das plantas medicinais, além de poderem debater sobre os malefícios do uso de agrotóxicos para agricultura, para o meio ambiente e para a sociedade em geral.

Em paralelo às oficinas será realizada uma feira de Saberes e Sabores onde os agricultores, agricultoras e o público em geral poderão conhecer as variedades de sementes de cada região do estado, trocar as sementes e os conhecimentos sobre cada espécie, além de trocar e vender os produtos da agricultura familiar como doces, bolos, mel, verduras e legumes.

No dia 30 de novembro, os participantes da Festa Estadual de Sementes se juntarão à Feira da Roça, expondo seus produtos. Haverá um ato público na Praça Rui Barbosa, onde acontece semanalmente a feira. Na parte da tarde, representantes das articulações regionais e de instituições que apoiam a agricultura familiar se reunirão para construírem juntos uma proposta de Projeto Estadual de Sementes.

A Festa Estadual de Sementes conta com o apoio da Diocese de Nova Iguaçu, Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu, Emater-Rio e da Ceasa e tem o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Desenvolvimento e Cidadania.

Spot Festa de Sementes

Programação
Dia 29 de novembro (terça feira)

8h. Plenária

- Mística de abertura e apresentação dos participantes

- Mesa: “a importância das sementes tradicionais e da biodiversidade para o fortalecimento da agricultura familiar ecológica”

- debate

12:30h. Almoço

14h. Feira e mostra solidárias da biodiversidade

15h -Oficinas paralelas

  1. Sessão de Vídeos Agrotóxicos para quem?
  2. Remédios caseiros
  3. Manejo de sementes
  4. Culinária tradicional
  5. Alimento vivo
  6. Artesanatos produzidos com a biodiversidade

18h Jantar

19h às 22 h. Programação Cultural

 

Dia 30 de novembro (quarta feira)

Feira da Roça – Praça Rui Barbosa

12h Almoço

14:30h Reunião de trabalho para construção do projeto estadual de sementes

Isto foi postado em Notícias dentro de com os temas e as tags , , , ,
Imprimir Este ArtigoFaça um comentárioCompartilhe no Facebook

3 comentários

  1. Andrea Monteiro
    Postado 23 de novembro de 2011 às 14:03 | Permalink

    Bom dia, gostariade saber se posso levar sementes para troca. Vai haver troca de sementes crioulas, ou será somente para venda?
    Abraços,
    Andrea

    • adriana
      Postado 23 de novembro de 2011 às 15:09 | Permalink

      Cara Andréa,

      Estamos estimulando que todos possam levar sementes suas sementes locais, ou crioulas, para trocar.

  2. Áurea andréa
    Postado 4 de novembro de 2011 às 21:02 | Permalink

    Estarei lá com meus companheiros do acampamento Marli Pereira da Silva-MST-Paracambi.Com certeza vai ser bom D+ !

Postar um comentário

Seu email nunca vai ser compartilhado. Campos obrigatórios são marcados com *

Login with Facebook

*
*

Você pode usar estas tags HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *