Programa da Conab de compra de sementes crioulas faz o pagamento às famílias multiplicadoras

Na última sexta-feira, 10 de fevereiro, agricultores e agricultoras da região do Contestado, receberam o pagamento pelas sementes de milho que foram vendidas à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O pagamento foi realizado por Valmor Bordin, gerente de operações da empresa.

Em 2011, agricultores e agricultoras da região do Contestado elaboraram um projeto para o programa federal Compra de Sementes Crioulas para a Doação Simultânea da Conab. O projeto, elaborado em nome da Cooperativa de Agricultores Familiares Ecológicos (Cofaeco) de São Mateus do Sul, tinha por objetivo a multiplicação, a distribuição de sementes crioulas (livre da contaminação por transgênicos) e a geração de autonomia das famílias agricultoras.

As sementes adquiridas pelo projeto foram compradas de 10 famílias dos municípios de Palmeira, São João do Triunfo, Fernandes Pinheiro, São Mateus do Sul e Rio Azul. Neste primeiro ano, foram distribuídas por meio dos sindicatos, associações, assentamentos e escolas em torno 12,5 toneladas de sementes de milho, todas variedades crioulas produzidas e mantidas pelas famílias da região.

Para a próxima safra, em 2012, já está em fase de elaboração dois novos projetos para a compra de sementes crioulas. Os projetos serão executados pela Cofaeco de São Mateus do Sul e pela Cooperativa de Agricultura Familiar de Palmeira (CAFPAL) fundada em 2011. Com estes dois novos projetos a expectativa é a produção de 125 toneladas de sementes crioulas e pretende-se beneficiar em torno de 100 famílias da região e até de outros estados.

Isto foi postado em Notícias dentro de com os temas e as tags
Imprimir Este ArtigoFaça um comentárioCompartilhe no Facebook

2 comentários

  1. Elaine fonseca
    Postado 24 de julho de 2015 às 7:07 | Permalink

    Parabéns por essa iniciativa!Vocês estão garantindo o futuro dos nossos descende ntes!!!

  2. Postado 22 de outubro de 2013 às 12:21 | Permalink

    preciso entrar em contato com a conab urgentemente, quero fazer plantio de milho para silagem, porque quero tirar uns 1000 litros de leite (dia), e empacotar a vacuo e vender a prefeitura local, que compra de grande industria ,sou da assoaciação ACAPIM de MG , região de Monte carmelo MG , preciso ver sobre manejo das vacas, instalaçoes, por causa da higiene, preciso de ajuda urgente

Postar um comentário

Seu email nunca vai ser compartilhado. Campos obrigatórios são marcados com *

Login with Facebook

*
*

Você pode usar estas tags HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *