Lagoa Seca receberá VI Encontro Paraibano de Agroecologia

Terá início na próxima quarta-feira, 24 de outubro, a partir das 14h, no Convento Ipuarana em Lagoa Seca-PB o VI Encontro Paraibano de Agroecologia (EPA). O encontro, que segue até a sexta-feira, 26 de outubro, reunirá agricultoras e agricultores experimentadores de todas as microrregiões do estado com o objetivo de compartilhar experiências de fortalecimento da agricultura familiar camponesa agroecológica, e ao mesmo tempo, colocar em evidência os diferentes modelos de agricultura em disputa, a partir da trajetória de luta e de resistência das famílias agricultoras em suas regiões. O IV EPA é promovido pela Articulação do Semiárido Paraibano (ASA-PB) e é uma preparação para o VIII Encontro Nacional da ASA (EnconASA) que acontecerá nos dias 19 a 23 de novembro na cidade de Januária, Norte de Minas Gerais.

O EnconASA, promovido pela Articulação no Semiárdio Brasileiro (ASA) será dedicado à discussão e avaliação das políticas públicas voltadas para o Semiárido e fortalecimento das experiências de convivência com a região. O EnconASA é também um momento de intercâmbio de cultura, valores e conhecimentos entre aqueles que buscam, em conjunto, construir um Semiárido onde o acesso à água e à terra seja apenas o primeiro passo para uma vida digna na região.

A programação dos três dias do VI EPA contará com trabalhos em grupo, debates e oficinas, onde serão apresentadas experiências bem sucedidas implementadas pelas famílias no campo da agroecologia sobre temas como acesso à água e à biodiversidade, acesso à terra e território, políticas de assessoria técnica (ATER/ATES), financiamento e fundo rotativo solidário e educação do campo, entre outros. A realização das oficinas temáticas partirá dos resultados da sistematização das experiências em seus territórios num esforço de resgate de conhecimentos e saberes, identificando lições aprendidas, procurando destacar os avanços e as limitações da experiência para a construção do conhecimento para a convivência com o Semiárido.

Participará do encontro o antropólogo, pesquisador, e educador popular Carlos Rodrigues Brandão, que contribuirá com a reflexão sobre a importância e o significado de espaços como o do EPA e EnconASA para afirmação da identidade da agricultura familiar camponesa do semiárido.

 

Programação VI Encontro Paraibano de Agroecologia

24/10 – 1º dia
12h: Almoço/inscrição
14h: Mística de abertura: apresentação por território
15h: Apresentação dos territórios
- Coletivo Cariri, Curimataú, Seridó;
- Polo da Borborema;
16h20: Intervalo
16h40: Debate
18h: Encerramento

25/10 – 2º dia
08h20: Mística de abertura
08h30: Oficinas temáticas
14h: Síntese das oficinas
16h: Intervalo
16h20: Fala de Carlos Rodrigues Brandão
16h40: Debate

Noite Cultural

26/10 – 3º dia
08h20: Mística de abertura
08h30: Trabalho em grupo
09h30: Restituição do trabalho em grupo
10h50: Questões do ENCONASA
12h: Encerramento

Mais informações e sugestão de entrevistados/as:

Marcelo Paranhos: 9972-2042
Glória Batista: 8620-5943
Ari Sezsyhta: 88012417/99213740
Raquel Nunes: 9900-9186

Isto foi postado em Notícias dentro de com os temas e as tags , , ,
Imprimir Este ArtigoFaça um comentárioCompartilhe no Facebook

2 comentários

  1. Postado 19 de maio de 2013 às 17:30 | Permalink

    epa 2012 em lagoa seca

  2. Postado 19 de maio de 2013 às 17:29 | Permalink

    ola pessoal, eu fiz parte do EPA 2010 em lagoa seca, palestra sobre os quilombolas, mas ñ recebi certificado queria saber como faço pra receber? aguardo respostas. Email: jonas_lima1@hotmail.com

Postar um comentário

Seu email nunca vai ser compartilhado. Campos obrigatórios são marcados com *

Login with Facebook

*
*

Você pode usar estas tags HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *