Na tarde do dia 28 de junho, na comunidade de Guaiaca dos Pretos, em São João do Triunfo-PR, foi realizado o evento de solenidade que inaugura a construção da Unidade Agroindustrial de Beneficiamento do Milho Crioulo Ecológico e Livre de Transgênicos.
Presentes na solenidade, estiveram mais de 50 participantes entre membros e autoridades representantes Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da região, Cooperativas da Agricultura Familiar, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Secretarias de Agricultura, vereadores do município, agricultores e agricultoras familiares da região, associação de agricultores ecológicos de Palmeira, membros do Grupo Coletivo Triunfo, ONGs, movimentos sociais e grupo de guardiões das sementes crioulas.
Foi montada uma mesa solene com a participação do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, Nelson Dias da Silva; da representante do Banco do Brasil, Marilda Kirchof; o Prefeito Municipal, Abimael do Valle, o presidente da COAFTRIL, Emilio Paisani Chaves, e da AS-PTA, André Emilio Jantara, assessor técnico.
Nesse momento foram ressaltadas as inúmeras conquistas dessa iniciativa que irá valorizar a produção agroecológica do milho da região, gerando novas oportunidades de renda para os guardiões e guardiãs das sementes crioulas, além de ser um grande incentivo ao resgate, à conservação e multiplicação das sementes crioulas.
A unidade de beneficiamento entrará em fase de construção no início de julho, e espera-se que até junho de 2019 já esteja concluída e já entrando na fase de produção. Serão produzidos derivados de milho crioulo não transgênicos como fubá, canjica e quirera, alimentos que serão comercializados para o projeto municipal de aquisição de merenda escolar e nos mercados locais.
No encerramento da solenidade, foi servido uma farta mesa de café da biodiversidade com alimento produzidos a base de milho crioulo. A Unidade Agroindustrial de Beneficiamento do Milho Crioulo Ecológico e Livre de Transgênicos tem o apoio financeiro da Fundação Banco do Brasil.