No dia 12 de abril, no município de Rebouças-PR, foi realizado o Encontro Regional de Formação do Grupo Coletivo Triunfo. Participaram desse momento, representantes de 15 entidades que compõem o Grupo entre os Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de São João do Triunfo, de São Mateus do Sul, de Teixeira Soares, de Rebouças, e de Rio Azul, representantes da Fetraf-PR, LAMA-UEPG, as cooperativas como COFAECO, COMDAF, COAFTRIL E CAFPAL, Grupo de Mulheres e Associação da Invernada de Rio Azul, do Projeto de Diversificação, da AS-PTA, Escola de Bela Vista do Toldo-SC e da Prefeitura de Rebouças. E aproveitando momento, também foi realizada a comemoração dos 9 anos de existência do Grupo.
A atividade teve início com a apresentação por Valmor Pase e Silvia Mara Woiciechowski, ambos de São João do Triunfo, da história dos 9 anos de atividades do Coletivo Triunfo. Com a ajuda de tarjetas, eles foram reconstruindo a trajetória, os avanços do Coletivo, os principais projetos e a ações desenvolvidas na defesa da agrobiodiversidade e na conservação das sementes crioulas, além de apontarem os desafios do Grupo. Várias conquistas foram ressaltadas durante a apresentação, mas o grupo destacou o avanço na construção de políticas públicas para o acesso aos mercados institucionais, tendo a compra da merenda escolar realizada por chamadas públicas municipais como principal ação, envolvendo um conjunto grande de atores na construção da alimentação saudável e da agroecologia.
O segundo momento do encontro foi dedicado a uma análise de conjuntura partindo do âmbito local, para o estadual e o federal, com ênfase às políticas públicas ligadas a agricultura familiar, a crise na produção e os baixos preços pagos aos produtos comercializados.
Por fim, diante de sua história e frente os desafios postos pela conjuntura, foram discutidos metas e objetivos para o crescimento do Grupo Coletivo Triunfo. Várias estratégias e iniciativas foram acordadas como o fortalecimento das cooperativas e entidades parceiras que atuam com a agroecologia, a conservação da agrobiodiversidade, a expansão da venda de alimentos da agricultura familiar para a merenda escolar, a organização e a formação de jovens ligados à agroecologia, entre outros.
Ao final do encontro foi realizada uma confraternização entre os participantes com apoio da Prefeitura Municipal de Rebouças em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais do município, para celebrar os 9 anos de ação conjunta.