Caderno de receitas ChayaFundado em 2015 na cidade de Paracambi, região metropolitana do Rio de Janeiro, o coletivo de mulheres Empório da Chaya é formado por 11 integrantes que juntas lutam pelo direito à terra, geração de renda e autonomia.
As mulheres que compõem o Empório da Chaya são, além de agricultoras e culinaristas, guardiãs dos saberes da terra e das plantas. Algumas delas, mães, multiplicam seus conhecimentos e experiências com a nova geração. Desde a sua fundação, o Empório da Chaya vêm explorando receitas com PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais) em que carregam não só sabores incríveis, mas histórias de muita resistência, reforçando que “sem feminismo não há Agroecologia”.
A Chaya, elemento que dá nome e cor ao coletivo, foi uma das primeiras plantas que as mulheres conheceram e elaboraram suas receitas. Hoje, elas oferecem cerca de treze Produtos da Gente: geleia; picles; folhas in natura; sucos de chaya e zebrina; bolo de cenoura com chaya; bolo de cenoura com ora-pro-nobis; bolo de puba com chaya; pão vegano de chaya e ora-pro-nobis; crepioca de chaya; broinhas de chaya; pão de beijo com chaya; hambúrguer de banana verde com chaya; manjar de coco com chaya.
Completando 7 anos, o Empório da Chaya em parceria com a AS-PTA lançam o Caderno Empório da Chaya: Memórias, História e Receitas. A troca de saberes e receitas com ingredientes não convencionais é um dos pilares na disseminação da soberania e segurança alimentar por meio da Agroecologia. As receitas podem ser facilmente preparadas em casa e são muito saborosas!
Para conhecer mais ou preparar uma dessas delícias, clique aqui.