Senta, que lá vem história!
Uma vez, em uma roda de prosa sobre sistematização de experiências de agroecologia, era hora de reconstruir coletivamente a linha do tempo daquela certa experiência. Tarjetas, canetas, fotos, tecidos e sementes preparadas… até que um agricultor – daqueles muito sabidos – pede a palavra e compartilha que as experiências – e a vida da gente – não são linhas retas, contínuas, estáveis. Ele nos disse que aquela – e todas as outras experiências de vida – são mais como rios, sabe? Que tem nascentes, afluentes, curvas, que hora são mais cheios, hora ficam mais recolhidos, que tem mata ciliar e outros tantos elementos.
Essa também é uma contação coletiva de histórias: convidamos a todas e todos a percorrerem com a gente o rio das histórias e memórias das Feiras de Sementes Crioulas da região centro-sul do Paraná e planalto norte catarinense, no território de atuação do Coletivo Triunfo e do Programa Local Paraná da AS-PTA.
Te convidamos agora a subir no barco conosco, chame quem está perto também! Faremos esse passeio por águas profundas, protegidas por muitas pessoas e organizações que trazem a conservação da agrobiodiversidade e amor pelas sementes crioulas como princípio de vida.
Acesse a publicação aqui.