A parcela agroflorestal das crianças em Madre de Dios
Jorge Arnaiz Perales e Martha Torres A população da bacia do rio Madre de Dios, distrito homônimo ao sudeste do Peru, na região amazônica, está constituída majoritariamente por imigrantes recém-chegados das zonas altas andinas de Cuzco, Puno e Apurímac, que foram para esse local atraídos pelo ouro que se encontrava nas margens do rio. … Leia mais
By
As crianças e as feiras de agrobiodiversidade: uma vivência em Cuba
Francisco Dueñas Hurtado, Marta Álvarez Gil, Dagmara Plana Ramos, Carlos Moya López, Humberto Ríos Labrada A comunidade El Tejar – La Jocuma está localizada na região norte do município de La Palma, da província de Pinar del Río, na zona oeste de Cuba. O acesso a suas propriedades é relativamente difícil devido aos caminhos … Leia mais
By
Juventude e fortalecimento da agricultura familiar no semi-árido da Bahia
Emanuel Mendonça Sobrinho O Projeto Juventude e Participação Social (PJPS) teve início em março de 2004, nas microrregiões do Sisal e Vale do Jacuípe, semi-árido baiano, com o objetivo de incentivar e apoiar um processo de organização e participação social da juventude e visando a elaboração e defesa de políticas públicas setoriais. Embora algumas … Leia mais
By
Projeto educacional para crianças e adolescentes do campo: a experiência do MST
Rosana Fernandes No projeto pedagógico adotado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra há uma preocupação essencial com o processo de formação humana. Para o MST, educar é criar condições para que as pessoas reflitam e teorizem sobre sua prática no cotidiano do trabalho, do relacionamento social, da vida em família, no assentamento ou … Leia mais
By
Crescendo no mundo REAL
Andrew Bartlett, Marut Jatiket* UM ALUNO REAL Chutima adora as sextas-feiras. Esse é o dia em que a escola Nong Tharam conduz as atividades ligadas à “educação do sistema ecológico”, que começaram três anos atrás nessa pequena escola rural (que reúne 59 estudantes no total) na província de Nakom Sawan, na Tailândia. Em vez … Leia mais
By
Redescobrindo as raízes culturais: as crianças e a biodiversidade nos Andes
Elena Pardo Castillo, Rocío Achahui Quenti As comunidades rurais da região de Cuzco, nos Andes peruanos, têm uma percepção apurada da relação existente entre as pessoas e a natureza ao seu redor. A maior parte dessas comunidades é descendente dos quéchuas e dos aimaras, base étnica da sofisticada civilização inca, que prosperava na região … Leia mais
By
Educação ambiental na Serra do Brigadeiro: qual é o espaço da criança?
Maria do Carmo Couto Teixeira Porque é de infância, Leonardo, que o mundo tem precisão. Thiago de Mello A discussão sobre a importância do protagonismo infanto-juvenil tem como base o questionamento do espaço e do tempo da criança no modelo de desenvolvimento capitalista, industrial e urbano. Nas sociedades pré-industriais, não existiam espaços reservados às … Leia mais
By
Juventude e agricultura ecológica no Rio Grande do Sul
Pe. João Bosco Schio, Pe. Celso Cicconetto, Luiz Carlos Scapinelli e Ricardo Barreto A denominada modernização da agricultura se intensificou na região da serra do Rio Grande do Sul, sobretudo a partir dos anos 1970. Embora tenha sido limitada no que se refere à mecanização das operações de manejo agrícola, gerou um crescente emprego … Leia mais
By
Infância e juventude no mundo rural
Naidison de Quintella Baptista Na sociedade capitalista de nossos dias, pouco se fala/trabalha/ propugna no que concerne ao protagonismo infanto-juvenil. Constata-se a existência de muitas ações e projetos pensados pelos adultos para os jovens. Poucos, no entanto, construídos e conduzidos por eles próprios, mesmo que assessorados por adultos. Isso se deve a alguns fatores: … Leia mais
By