Inauguração da Casa da Semente em Mandirituba

inauguração da casa da sementeNo domingo, dia 13, foi inaugurada a Casa da Semente na Associação Brasileira de Amparo a Infância fundação Vida para Todos (ABAI), no município de Mandirituba-PR. Para todos da ABAI, “um sonho que se tornou realidade”.

Na inauguração, estiveram presentes mais de 100 pessoas, representando 27 entidades que praticam a Agroecologia no estado: camponeses e camponesas, lideranças de movimentos sociais e organizações não governamentais, técnicos em agroecologia, gestores públicos e consumidores conscientes ajudaram a concretizar o sonho.

A Casa da Semente, sem dúvida, servirá de instrumento de resistência, luta e elaboração de alternativas para proteger a biodiversidade para as futuras gerações, além da garantia da preservação livre de transgênicos, honrando assim as gerações anteriores que preservaram o patrimônio das sementes crioulas por milhares de anos.

A Casa da Semente tem objetivo principal de conservar as sementes crioulas, em especial, de hortaliças, além do beneficiamento e comercialização das mesmas aos grupos que produzem alimentos agroecológicos comercializados em programas de governo como o PAA e PNAE, feiras agroecológicas, entregas de sacolas, mercados locais, entre outras iniciativas.

Essa casa é fruto de muitas parcerias. Queremos valorizar a sabedoria deles e contribuir para que a soberania das sementes fique nas mãos dos agricultores e agricultoras familiares e camponeses que cuidam das sementes e produzem alimentos saudáveis sem agrotóxicos em harmonia com a natureza, diz o coordenador Hans Rinklin.

Por ocasião da inauguração, também foi realizada a segunda reunião do grupo da Rede Sementes da Agroecologia. Foi construída uma agenda comum de atividades a serem realizadas este ano, tendo como ponto central a realização das feiras e festas das sementes crioulas e da agrobiodiversidade em toda a região de atuação da rede, além da socialização dos trabalhos que já são realizados através de cada entidade em seus municípios.

 

Isto foi postado em Notícias dentro de com os temas e as tags
Faça um comentárioCompartilhe no Facebook

5 comentários

  1. Jorge Moreno
    Postado 9 de junho de 2018 às 21:14 | Permalink

    Queria parabenizar a iniciativa. Sou aqui do maranhão, aqui também lançamos a pedra fundamental de construção da casa da semente, na comunidade Santa Maria, município de Urbano Santos/Ma, após a realização do 1º Curso sobre agroecologia – de camponês para camponês. Queria saber o endereço e contato da casa, pois vamos participar dia 30/06/2018 de uma atividade em Chapecó/SC e na vinda poderíamos dar uma parada, para trocar e partilhar experiências, bem como prestar apoio e solidariedade a essa grande iniciativa. Aguardo retorno. abs Jorge Moreno

  2. elvina costacurta
    Postado 1 de Fevereiro de 2018 às 17:16 | Permalink

    Boa Tarde

    Preciso da lista das sementes crioulas disponíveis,se puder me envie com um pouco de urgência pois tenho um recurso disponível e tenho pouco tempo para…. estive presente com vocês em São Domingos
    Att
    Elvina

  3. helcio sabatke
    Postado 22 de setembro de 2016 às 2:37 | Permalink

    Boa noite morro em Joinville sc sou adpeto dos produtos organicos queria parabelizar a todos pelo lindo trabalho.E também gostaria do contato para conseguir mudas de chaia para plantar aqui parece-me propicio na região.

Postar um comentário

Seu email nunca vai ser compartilhado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Login with Facebook

*
*