Nos dias 30 e 31 de maio, no Hotel Fazenda Day Camp, Sítio Lucas, Campina Grande-PB, acontecerá uma oficina sobre comercialização para 70 jovens agricultores e agricultoras da Comissão Regional de Juventude do Polo da Borborema, uma articulação de 14 sindicatos rurais da região da Borborema.
O evento reunirá tanto jovens que produzem e ainda não comercializam sua produção, como os que produzem e vendem nas feiras agroecológicas e até para programas de compra direta do Governo Federal PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), ainda aqueles que possuem cisternas de produção, jovens viveiristas, apicultores, criadores de animais, coletores de sementes e artesãos.
A oficina terá como principais objetivos o fortalecimento do trabalho de homens e mulheres jovens na comercialização, buscará entender as potencialidades e os desafios da comercialização para a juventude e dar visibilidade às experiências e estratégias de comercialização dos jovens, além de fortalecer e ampliar a rede de jovens na comercialização e sua integração à EcoBorborema, associação de feirantes do Polo da Borborema, que atualmente está à frente de 11 feiras agroecológicas na região.
A programação do primeiro dia conta com um carrossel, momento em que os participantes irão dialogar e tirar lições a partir da apresentação de cinco experiências bem-sucedidas, individuais e coletivas, de jovens no campo da comercialização. Já no segundo dia, haverá uma análise de conjuntura do cenário atual para a juventude do campo e encaminhamentos para o trabalho da Comissão de Jovens, a exemplo da preparação para uma Feira Agroecológica e Cultural da Juventude Camponesa do Polo da Borborema, uma série de Encontrões da juventude e a Marcha da Juventude Camponesa na luta pela Agroecologia, prevista para acontecer em julho de 2016.
Programação:
Segunda-feira 30/05
9h – Acolhida e motivação/objetivos
9h30 – Carrossel de experiência
14h – Debate
Quais lições são tiradas das experiências dos jovens?
Nossas experiências podem ajudar na reflexão?
15h – Trabalho de grupo
A partir das experiências e do debate como podemos integrar mais jovens e potencializar a comercialização em nosso município?
18h – Encerramento e jantar
19h – Noite cultural – Dança circular
Terça-feira, 31/05
8h30 – Dinâmica de abertura
9h – Análise de conjuntura
9h30 – Devolução dos trabalhos em grupo
11h30 – Encaminhamentos