Já parou para pensar onde são plantadas as frutas, verduras, temperos e legumes que você consome?
Você conhece quem produz seus alimentos?
Sabia que é possível comprar seu alimento direto dos produtores e que isso pode melhorar a qualidade da sua alimentação?
Conhece a agricultura que existe na região onde você mora?
Neste catálogo é apresentado o resultado do trabalho de agricultoras(es) e produtoras(es) que usam como matéria-prima alimentos vindos da agricultura urbana, de quintais, de unidades agroflorestais, de hortas comunitárias e de pequenas propriedades na Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ).
Também são apresentados produtos da sociobiodiversidade, cultivados em quilombos urbanos da Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, no Maciço da Pedra Branca. Todos esses produtos representam alternativas de renda para famílias agricultoras, emancipação socioeconômica, conservação ambiental e melhorias na alimentação e nutrição de agricultores e consumidores da RMRJ. Desde alimentos in natura até fitoterápicos e produtos de autocuidado, em sua maioria produzidos por mulheres.
Com base na economia solidária, os produtos apresentados neste catálogo se fortalecem pela ação em rede de grupos comunitários e mercados locais, mutuamente relacionados, a partir de interesses comuns.
Uma dessas é a Rede Carioca de Agricultura Urbana (Rede CAU). A Rede CAU, é um movimento social e ambiental que atua na Região Metropolitana do Rio de Janeiro e agrega pessoas e organizações para a defesa da agroecologia na cidade. Junto aos quintais urbanos e unidades produtivas, defende o consumo ético e responsável como uma dimensão de luta campo-cidade, e atua na adequação e no acesso às políticas públicas. Na rede, atuam agricultores e agricultoras, representantes de organizações populares, instituições de pesquisa e ensino, bem como assessores(as) técnicos(as). A Rede CAU tem impulsionado várias mudanças na organização da cidade e fortalecimento das agricultoras e agricultores, e traz na construção do conhecimento agroecológico a busca pela ressignificação do uso do espaço urbano carioca.
Também foi feita uma parceria com os Quilombos Dona Bilina, Cafundá Astrogilda e Camorim, localizados no Maciço da Pedra Branca, Zona Oeste da cidade.
Esperamos que este seja um material de divulgação desses produtos e de visibilidade de quem está por trás deles, mas que também inspire e apoie diálogos entre as redes solidárias de produção e consumo.
Catálogo Produtos da Gente: Agricultura Urbana, Alimentos Saudáveis e Produtos da Sociobiodiversidade na Região Metropolitana do Rio de Janeiro