Agricultoras e Agricultores-Experimentadores: protagonistas da convivência com o semiárido
Adriana Galvão Freire e Fernanda Cruz de Oliveira Falcão – Eu sou Unária, sou agricultora-experimentadora e venho do Rio Grande do Norte. – Sou Conceição, venho do Ceará e tenho orgulho de ser agricultora-experimentadora. – Eu sou José Aparecido, mas pode me chamar de Zé Torino. Sou agricultor-experimentador e venho de Minas Gerais. Foi … Leia mais
By
Geração do conhecimento agroecológico a partir da interação entre atores: a experiência do Projeto Dom Helder Camara
Felipe Jalfim, Pablo Sidersky, Espedito Rufino, Fabio Santiago e Ricardo Blackburn Projeto Dom Helder Camara (PDHC) nasceu como uma resposta governamental à demanda de movimentos sindicais e sociais, ONGs e Igrejas por ações permanentes para o desenvolvimento da agricultura familiar na região semiárida nordestina. Ao assumir como objetivo principal gerar e difundir referências que … Leia mais
By
Aprendendo com o barro: inovação e saber de artesãs camponesas do Jequitinhonha
Flavia Maria Galizoni, Eduardo Magalhães Ribeiro, Alice Assis Carvalho, Géssica Almeida de Jesus, Juliana Soares Fagundes, Patrícia Noscilene Silva CONHECIMENTOS Toda produção material humana exige conhecimentos técnicos, sejam eles relacionados a processos, produtos ou mercados. Mas há uma particularidade cultural nos conhecimentos exigidos para produzir no mundo rural: o conheci- mento de quem produz … Leia mais
By
Fortalecendo territórios de vida: agricultores familiares e educadores unidos na construção da Agroecologia na Amazônia paraense
Romier Sousa, Roberta Coelho, Adebaro Reis, Franciara Silva, Hueliton Azevedo e Rodrigo Gomes As ciências agrárias têm sido historicamente marcadas por um ensino de caráter tecnicista, homogeneizador e fragmentado, o que em grande medida foi potencializado pela ampla disseminação do modelo de desenvolvimento rural baseado na chamada Revolução Verde. Um dos problemas desse modelo … Leia mais
By
Programa Teia Trocando saberes e reinventando a universidade
Willer Araújo Barbosa, Fabrício Vassalli Zanelli, Leandro de Souza Lopes, Nina Abigail Caligiorne Cruz, Guilherme Menezes Conte, Fábio de Oliveira Moreira e Irene Maria Cardoso A ABERTURA DA CLAREIRA UNIVERSITÁRIA A geração de saberes agroecológicos na Universidade Federal de Viçosa (UFV) tem sido um grande desafio; afinal, a instituição guarda uma longa trajetória conservadora … Leia mais
By
Aprendendo, fazendo, conhecendo
Francisco Roberto Caporal Processos de construção do conhecimento apresentam características diferentes segundo o momento da história da humanidade. Cada época encerrava um leque de valores culturais e exigências sociais que determinavam formas variadas de relacionamento com a natureza, o que sempre garantiu a diversidade. Não obstante, a ciência moderna adotou uma forma cartesiana de … Leia mais
By