LUME Avaliação Econômica-Ecológica de Agroecossistemas

lumeAqui você encontra os documentos de referência para estudo e aplicação do método LUME

Livros

Análise Econômico-Ecológica de Agroecossistemas (ANA/AS-PTA, 2017)

Olhares Agroecológicos: Análise econômico-ecológica de agroecossistemas em sete territórios brasileiros (ANA, 2017)

Planilhas

Linha do tempo agroecossistema Versão 15.05.2015

Linha do tempo do território (excel 32 KB)

Avaliação regressiva atributos sistêmicos COM Jovens no NSGA 01.12.16

Avaliação regressiva atributos sistêmicos SEM Jovens no NSGA 01.12.16

Avaliação comparativa entre agroecossitemas COM Jovens no NSGA 01

Planilha para Análise Econômica 02.06.19

Artigos 

PETERSEN, P.; SILVEIRA, L.M. (2017). Agroecology, Public Policies and Labor-Driven Intensification: Alternative Development Trajectories in the Brazilian Semi-Arid Region. Sustainability. 9. . 10.3390/su9040535.

PETERSEN, P.;  SILVEIRA, L. As políticas públicas e a luta pela emancipação da agricultura familiar: reflexões a partir do semiárido brasileiro. Revista Agriculturas, v.13, n.3, 2016

ALMEIDA, S. G.; FERNANDES, G.B. Economic benefits of a transicion to ecological agriculture. LEISA Magazine, jun., 2006.

ALMEIDA, S. G.; FERNANDES, G.B. Gestão econômica da transição agroecológica – ensinamentos de um caso na região Centro-Sul do Paraná. Revista Agriculturas, v.2, n.3, 2005

PETERSEN, P. Evaluando la sustentabilidad: estudios de caso sobre impactos de innovaciones agroecológicas en la agricultura familiar de diferentes países latinoamericanos. LEISA Revista de Agroecología (Ocho estudios de caso), 2003.

ALMEIDA, S. G.; FERNANDES, G. B. Monitoreo económico de la transición agroecológica: estudio de caso de una propriedad familiar del sur de Brasil. LEISA Revista de Agroecología (Ocho estudios de caso), 2003.

ALMEIDA, S. G. Monitoramento de impactos econômicos de práticas agroecológicas (Termo de Referência). 2001

 

Apresentações

Paulo Petersen (AS-PTA) maio de 2015:

1 – Enfoque sistêmico e agroecossistema (pdf 1,0 MB)

2 – Modelização de agroecossistemas (pdf 660 KB)

3 – Trajetórias dos agroecossistemas (pdf 1,0 MB)

4 – Analise Econômica – Conceitos e Metodologia (pdf 730 KB)

5 – Análise de Territórios (pdf 3,8 MB )

::

Sempre que houver atualização, os novos materiais estarão aqui disponíveis

Isto foi postado em Documentos com os temas , e as tags , , , ,
Faça um comentárioCompartilhe no Facebook

4 comentários

  1. marcus vinicius mend
    Postado 20 de junho de 2018 às 19:44 | Permalink

    Prezados,

    Acredito que a Planilha Eletrônica para avaliação qualitativa chamada de Pl2 no livro sobre o método (p. 158) não foi disponibilizada nesta página. Quanto a Planilha Pl1 acho que a versão disponível é antiga, pois as figuras do livro são diferentes do arquivo, além de não existirem algumas abas (Índice e Síntese da Avaliação Qualitativa de Agroecossistema). Vocês poderiam disponibilizar as versões mais atuais nesta página?

  2. marcus vinicius mend
    Postado 20 de Abril de 2018 às 12:03 | Permalink

    Bom dia, estou fazendo uma pesquisa de mestrado sobre um corredor ecológico no estado do Pará em áreas de assentamentos rurais. Estou enfocando a descrição dos agroecossistemas e fiquei interessado em usar a metodologia do livro: método de análise econômico-ecológico de agroecossistemas. Como poderia ter acesso aos arquivos que não estão disponíveis no site: guia de questões para entrevista 1; planilha de análise sincrônica dos agroecossistemas (que é informado no livro a disponibilização no site); diagramas de fluxos; tabelas de coleta de dados quantitativos dos subsistemas.
    Agradeço a atenção.

  3. Diego Castro Fonseca
    Postado 10 de Janeiro de 2018 às 14:10 | Permalink

    Bom dia,
    Estou iniciando um projeto de mestrado com a ideia de trabalhar sobre a viabilidade de agroecossistema (com ênfase no sistemas de caprinos e ovinos) nas áreas de Fundo de Pasto, e gostaria de ter acesso aos modelos de entrevista semiestruturadas que foram elaborados nesse projeto do livro: método de análise econômico-ecológico de agroecossistemas. Seria possível?

    • Victor Maciel
      Postado 29 de Janeiro de 2018 às 18:01 | Permalink

      Diego, vi que você é colaborador do IRPAA, e essa instituição fez parte da pesquisa que deu suporte a essa metodologia do livro. Sugiro que você procure saber com a coordenação, e o ex-bolsista da pesquisa ASA-INSA. Eles poderão te ajudar.

Um trackback

  1. […] Bibliografia: http://aspta.org.br/2015/05/metodo/ […]

Postar um comentário

Seu email nunca vai ser compartilhado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Login with Facebook

*
*